O açúcar... Um doce amargo...

Olá...Olá...

Hoje estou aqui para falar de coisas verdadeiramente importantes...
Aquelas que devemos ter sempre em mente quando ingerimos AÇÚCAR...e que muitas vezes não estão!

Pois é... Vamos lá então descobrir ou recordar qual é o impacto do açúcar no nosso organismo e nas nossas emoções...

Venham comigo...

Como referi no post anterior ,"Os Açúcares ...afinal o que são??", dividem-se em dois tipos, os açúcares simples e os açúcares complexos.... e é muito diferente ingerir cada um deles.

Passo a explicar:

 - Quando ingerimos um AÇÚCAR SIMPLES, ou seja açucares de absorção rápida, obtemos rapidamente energia...mas é também muito rápido o aumento de nível de açúcar no sangue (hiperglicemia). Assim que o pâncreas detecta esses níveis altos começa rapidamente a segregar insulina para tentar manter os níveis de açúcar normais, desta forma os níveis de glicose (açúcar) tendem a baixar rapidamente podendo provocar uma hipoglicemia reativa e consequentemente um armazenamento desse açúcar sob a forma de camada adiposa (aquele pneuzinho) nas partes do corpo que menos mexemos.
Só nesta fase do processo estamos a provocar um enorme esforço do nosso pâncreas provocando-lhe um funcionamento rápido.

No que diz respeito às emoções:

   Se existe um consumo excessivo de açucares simples, tende a existir um comportamento emocional mais instável...uma vez que as nossas emoções estão bastante ligadas aos níveis de açúcar...

Quantas vezes estamos mais em baixo, e o que nos apetece logo é comer um doce...e logo que o fazemos sentimos uma sensação de prazer enorme?

Isso acontece pois o nosso cérebro tem uma capacidade gigante de armazenamento...A memória...Se o consumo de doce está associado a momentos de ansiedade, o cérebro guardou essa informação transmitindo uma sensação de saciedade e de satisfação.
Então o consumo de doce é prazeroso para a maioria dos indivíduos, o que faz com que haja erradamente a ideia de que o açúcar acalma...." Não acalma, engana... Comer algo doce dá prazer, então temos a impressão de bem estar."

E tudo isto é um facto comprovado para todos nós... Quantos casos Conhecem?
Em caso de ansiedade a percentagem de pessoas a comer doce é gigante!

Fiquem com esta frase por favor... O açúcar não acalma engana... O que sentimos depois da sensação de prazer passar é apenas a vontade de voltar a comer...é uma bola de neve...por isso um vicio...Que também irei falar mais tarde...

- Quando ingerimos um AÇÚCAR COMPLEXO, a sua absorção é lenta devido a serem constituídos por cadeias mais longas. Nestes casos o nível de açúcar no sangue sobe numa fase inicial mas depois estabiliza não atingindo valores altos (hiperglicemia) e logo não existindo a necessidade reactiva do pâncreas na produção de insulina, nem o armazenamento dos excesso no pneuzinho, pois a sua absorção também é feita lentamente.

No que diz respeito às emoções:

Nestes casos não há nada que enganar... se ingerirmos açucares complexos, provenientes de cereais integrais e ou vegetais por exemplo, a absorção é lenta mantendo estável os níveis de açúcar, transmitindo-nos uma estabilidade emocional maior e um menor stress orgânico, pois tudo funciona de uma forma fluida...

Fácil de entender... Não?

Tudo até aqui é só o começo...Deixo-vos aqui mais alguns dos efeitos do tão doce, mas tão amargo Açúcar, para que a verdadeira consciência se inicie...

  1. O açúcar não é digerido na boca, chega muito rapidamente ao estômago, o que provoca uma produção em massa de sucos gástricos. Essa reação provoca a hiperacidez estomacal conduzindo ao possível aparecimento de gastrites e úlceras estomacais.
  2. Uma vez que o açúcar não tem qualquer tipo de vitamina do grupo B, o organismo mobiliza as reservas de vitamina B do corpo. Uma vez que as vitaminas do grupo B regem os fenómenos de calcificação, o consumo de sacarose bloqueia a calcificação, conduzindo ao primeiro efeito de descalcificação dos ossos, dentes e sistema nervoso
  3. O açúcar tem um efeito negativo sobre o sistema nervoso parassimpático e os órgãos por ele comandados. O cerebelo torna-se mais passivo, o que diminui as capacidades intelectuais.
  4. O açúcar, diminui as defesas do organismo, ao neutralizar a ação imunitária dos glóbulos brancos (células responsáveis pela defesa), pois ao ser produzida insulina também são libertados radicais livres que têm a capacidade de prejudicar as células saudáveis . Este dano promove uma resposta inflamatória enquanto o sistema imunológico tenta combater os radicais livres.
  5. Promove um pH ácido no corpo, o que favorece o desenvolvimento de doenças como inflamação, cancro, proliferação de bactérias, vírus e fungos.
  6. Para além de todas as razões o açúcar contribui para a obesidade, trombose coronária, diabetes e infecções primárias nos intestinos, inflamações no organismo como acne, artites, e doença de Crown.
Eu sei que foi duro.... mas tinha de ser! As contrapartidas são muito mais que os benefícios....

Espero que todas estas informações tenham  sido relevantes na hora de voltarem a escolher... e acima de tudo que vos faça sentir que...

.... não chega dizer que faz mal... devemos saber que faz mal...

Até já....



Comentários

Mensagens populares