Chegou o Outono...
A Natureza transforma-se continuamente. E nós, como parte integrante da natureza, devemos acompanhá-la nessa transformação.
Chegou o Outono!!! A Época em que tudo muda e a cozinha não deverá ser uma exceção.
As temperaturas começam a descer, as árvores
começam a despir-se das suas folhas, e o sol a ir embora mais cedo, a energia
da estação entra na sua fase mais concentrada (yang). Manhãs semiluminosas,
tardes douradas, novos aromas, novas cores. A natureza muda também a sua paleta
de tons, dando agora vida aos tons laranja, vermelho, castanho, amarelo e
dourado.
É a época da queda
das folhas e frutos, as sementes secam, a seiva das árvores dirige-se para as
raízes, as gramíneas perdem a sua cor verde forte e tornam-se leves e secas. Há
abundância de frutos e sementes. Celebramos a abundância das colheitas, há
abundância de uvas, maçãs, pêras, dióspiros, castanhas, frutos secos, frutos
vermelhos, abóboras.
É nesta
altura que o arroz se desenvolve, assim como os legumes de folha verde mais dura:
couve portuguesa, brócolos. As saladas e os salteados cedem gentilmente o seu lugar
aos estufados, tempuras e aos legumes doces, batata doce, millet, abóbora e
castanhas, que nos ajudam a aquecer o corpo e a alma.
Em fim chega o momento de regressar a casa de baterias carregadas, dos dias passados ao ar livre nas estações anteriores.
Tal como na Natureza, nós também temos de fazer as nossas transformações/adaptações ... e a nutrição adequada é fundamental para o nosso corpo fazer a transição para a estação fria. Preparar a nossa imunidade é sem dúvida um ponto fundamental, para que este se consiga proteger contra gripe e constipações, tão características da época fria.
Os órgãos a ter especial atenção nesta altura do ano são os pulmões e intestino grosso. Não é à toa que esta é uma altura propícia para gripes e constipações.
As nossas emoções também são afetadas com as estações. À medida que o tempo vai mudando de toda a sua exuberância para um ciclo mais calmo e tristonho, também nós nos começamos a sentir assim. É importante mantermos abertura de espírito e não nos deixarmos levar por estas emoções que muitas vezes conduzem à chamada depressão sazonal, tão característica desta altura do ano.
Uma forma rápida e eficaz de acompanharmos as mudanças e de nos adaptarmos a elas é através da nossa alimentação. O que comemos e como comemos, ajuda-nos a estar em equilíbrio com o meio em que estamos inseridos, e é a forma mais direta e imediata de ajustar o nosso corpo, mente e espírito. É a melhor forma de mantermos o equilíbrio e consequentemente a nossa saúde.
Esta é apenas a introdução que escolhi para dar as boas vindas ao meu tão adorado Outono… Na verdade, é uma das estações que mais gosto… os novos tons que aparecem são também os meus preferidos, o cheirinho da terra que se começa a sentir é fabuloso … e aquela vontade de aconchego que é inevitável… é tão bom…
Num próximo post estarei por aqui… para convosco e de mãos dadas com uma alimentação consciente, entrarmos nesta estação bem preparados, equilibrados e alinhados com a mãe natureza…
Até breve…e sejam felizes…
ResponderEliminarTb gosto desta estação do ano !!!
Obrigada pela partilha 😘😘
Ficamos aguardar mais publicações!!!
Beijinhos
Grata por estar sempre aí... 😘
Eliminar