Quem quer quentes e boas… quentinhas…


Quem quer quentes e boas… quentinhas…

Já cantava Carlos do Carmo… quem não conhece???



Pois é, com a chegada do Outono chegam também as castanhas. Ou não fosse este o fruto por excelência desta estação.

E não passam despercebidas, já que as ruas se enchem do seu aroma irresistível e absolutamente inconfundível, graças aos típicos carrinhos dos assadores de castanhas. Dentro de um cartucho feito de papel de jornal são a alegria dos mais pequenos e aquecem a alma dos mais crescidos... Quem não gosta???

Sabiam que:

“O pão dos pobres” era assim que era apelidada a castanha na idade média… os castanheiros eram conhecidos como a árvore do pão, pois o seu fruto, a castanha, era um alimento rico e um importante meio de subsistência. A castanha ou mesmo a sua farinha, desempenhava um papel importante na alimentação. Quando escasseavam os cereais este fruto era o alimento base dos mais desfavorecidos.

Já estou a divagar, não é…Ok… vamos lá então ao que interessa…

As castanhas são mais do que um fruto de época e não é apenas o seu sabor que as torna irresistíveis. São um alimento saudável, muito nutritivo e com vários benefícios para a saúde.

Começo por vos dizer que as castanhas fazem parte do grupo de frutas oleaginosas, sendo denominada de fruto amiláceo por ser muito rica em glícidos (hidratos de carbono) complexos, como o amido, o que faz deste fruto uma boa fonte de energia.

Além disso, por não conter glúten, é uma das soluções para o grupo dos portadores da doença celíaca, já que a farinha de castanha portuguesa é uma alternativa saudável em substituição ao trigo e outros farináceos que possuem glúten.

Deixo-vos então alguns dos benefícios desta maravilha da natureza.
  • São boas fontes de minerais, tais como potássio, selénio, magnésio ou zinco;
  • Possuem as chamadas gorduras saudáveis ou insaturadas (como ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados), que ajudam a reduzir o LDL (o dito mau colesterol) e a aumentar o HDL (também chamado de colesterol bom), prevenindo o aparecimento de doenças cardiovascolares;
  • Auxiliam na perda de peso, por terem um efeito saciante;
  •  Possuem ainda substâncias alcalanizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina, uma propriedade extremamente útil para quem tem excesso de ácido úrico, por exemplo.
  •  São ricas em fibras o que faz delas um aliado para o bom funcionamento intestinal e para prevenir a prisão de ventre;
  • Tem uma quantidade apreciável de vitamina B e fósforo, ajudando assim a manter saudável o sistema nervoso;
  • Dispõe de aminoácido triptofano ajuda a relaxar e a conciliar o sono, sendo altamente recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico;

Gostaria ainda de vos dizer que as folhas do castanheiro, quando cozidas, podem ser utilizadas para acalmar ataques de tosse. O chá de folhas de castanheiro é recomendado contra a tosse convulsa, bronquite e expetoração.

Para terminar não poderia deixar de falar da versatilidade das nossas castanhas… sejam elas assadas, em doces, purés ou até mesmo cruas, são uma delicia e salpicam de sabor qualquer refeição.

Em breve partilho com vocês uma receitinha… fiquem por aí...

Até breve... e sejam feliz…

Comentários

Mensagens populares